DEFINIÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO: Avaliar em finanças é calcular o preço justo de um ativo ou de um documento financeiro representando ativos que produzam renda.  Em inglês, a palavra chave é “Valuation”, e forma parte da matéria chamada Finanças Corporativas ou Empresariais.  Para evitar um mal entendido, quando utilizarmos a palavra “avaliar”, estaremos falando de identificar o preço justo ou preço intrínseco de uma empresa, de um projeto, ou a de uma modificação de um negócio.

AVALIAÇÃO DE EMPRESA: Vejamos agora o que é avaliação aplicada a empresas.
Ao avaliar uma empresa, estamos calculando o Preço Justo Esperado que representa o valor ao qual pode-se negociar.

Anexamos a palavra “Esperado” porque para calcular seu preço, precisamos PROJETAR seu Fluxo de Caixa, que é o equivalente a apresentar o “poder de fogo” da empresa.  Depois, somar o Valor Presente deste fluxo, descontado a uma taxa justa equivalente ao risco onde operará essa emptresa, obtendo o importante e não muito famoso Preço Intrínseco ou Preço Justo Esperado.

Calcular esse Fluxo de Caixa é a parte mais difícil e a mais importante da avaliação.

Leia no Menu Artigos/Avaliação, doze artigos sobre o tema de avaliações de empresa. “Para que avaliar?”, “Não negocie sem antes avaliar”, “Valor real de uma empresa”, "Cenário, para quê?", "Pode ter 2 valores uma empresa?", "Valor de Mercado vs Valor Intrínseco", “O que olhar no valor de uma empresa”, etc .

AVALIAÇÃO DE PROJETOS: Vejamos agora o que é avaliação aplicada a projetos.
Ao avaliar um projeto, ou seja, empresa que ainda não existe, estamos também calculando o Preço Justo Esperado que representa o valor ao qual pode-se vender esse projeto.

Anexamos a palavra “Esperado” porque para calcular seu preço, precisamos PROJETAR seu Fluxo de Caixa, que é o equivalente a apresentar o “poder de fogo” do projeto ou futura empresa.  Depois somar o Valor Presente deste fluxo, descontado a uma taxa justa equivalente ao risco onde operará essa futura empresa, para obter o importante e pouco famoso Preço Intrínseco ou Preço Justo Esperado.

Se o valor é maior que os investimentos necessários para construir a empresa, será o sinal verde para empreender o projeto.

Calcular esse Fluxo de Caixa é a parte mais difícil e mais importante da avaliação.

Leia no Menu Artigos/Avaliação doze artigos sobre Avaliação de Projetos. “Para que avaliar?”, “Não negocie sem antes avaliar”, “É correta essa avaliação?", “O que olhar no valor de um projeto”, etc .

AVALIAÇÃO DE MODIFICAÇÃO DE EMPRESAS: Exemplos de modificação de empresas são as fusões, aquisições, empreendimentos de novos projetos, lançamentos de novos produtos, entradas em novos mercados, aquisição de novas tecnologias, mudanças na estrutura do capital, terceirização, reengenharia, desempenho de executivos, desempenho de áreas da empresa, e aquisição de novos equipamentos entre outros.  Também uma metodologia para calcular o valor de uma marca.

Vejamos agora o que é avaliação aplicada a modificações de empresas.  Ao avaliar a modificação de uma empresa, estaremos calculando dois Preços Justos Esperados, que representam os valores aos quais pode-se negociar a empresa, tanto antes da modificação como depois da mesma.

Anexamos a palavra “Esperado” porque para calcular seus preços precisamos PROJETAR seus Fluxos de Caixa, que é o  equivalente a apresentar o “poder de fogo” da empresa, tanto antes da modificação quanto após ela.  Depois, somar o Valor Presente de cada fluxo, descontado a uma taxa justa equivalente ao risco no mercado em que opera a empresa, obtendo os tão desejados e pouco famosos Preços Intrínsecos ou Preços Justos Esperados de cada caso.

Calcular esses dois Fluxos de Caixa é a parte mais difícil e mais importante da avaliação.


Se o valor da empresa antes da modificação era de $20 milhões, o valor da modificação custa $2 milhões e a nova avaliação após da modificação foi para $26 milhões, então será recomendado fazê-la, porque 20 + 2 = 22, que é menor que o novo valor de 26.  Significa, também, que a modificação aumentou o valor da empresa em $4 milhões.

Leia no Menu Artigos/Avaliação, “Para que avaliar?”, “Não negocie sem antes avaliar”, “Valor real de uma de empresa”, “O que olhar no valor de uma modificação”, e “O que olhar no valor de uma marca”.

"Sempre invista seu dinheiro ocioso. Invista só em empresas de bom desempenho tradicional"
(estabilidade e média de crescimento dos lucros de 3% anual e histórico ininterrumpido de dividendos em 10 anos)