DO PLANEJAMENTO AO PENSAMENTO ESTRATÉGICO



O Pensar e Agir como uma Empresa Vencedora


Luiz Roberto Carnier


Muitas empresas desenvolvem Planos Estratégicos mas não conseguem implanta-los.  Mais do que um exercício teórico é necessário entender que um Planejamento Eficaz envolve não somente decisões sobre produtos e mercados, mas acima de tudo é uma postura de gestão que envolve Pessoas, Processos afinados à Estratégia e Realinhamento de Cultura com Comprometimento.

Objetivos

    Apresentar e debater os principais instrumentos de gestão para a definição de um norte estratégico com validade duradoura, e a flexibilidade necessária à combinação entre Planejamento Estratégico e Pensamento Estratégico frente as mudanças rápidas e abruptas.

    Debater as competências essenciais da empresa e os instrumentos necessários à análise dos ambientes internos e externos, os critérios formais de estabelecimento da Estratégia e de seus respectivos Planos de Ação e de Controles.

    Debater a importância da combinação entre a Estratégia e o trinômio: Processos-Chave, Estrutura Organizacional e Realinhamento de Cultura.

    Apresentar modelos de redesenho de processos e de “metrics” necessários aos controles e ajustes requeridos pela dinâmica da Estratégia a ser adotada.  Debater o conceito:  “Tudo o que não podemos Medir não podemos Controlar".

    Apresentar as implicações e a importância da Gestão de Mudanças (Change Management) sobre o Capital Humano, à luz de estratégias inovadoras e que exigem um perfil diferenciado, tanto no “tonus–vital” da organização como no realinhamento de cultura e no envolvimento e comprometimento frente ao impacto entre o técnico e o psicossocial nos processos de mudanças.


Metodologia

    Palestra de alto impacto com inúmeros exemplos de estratégias Inovadoras e bem sucedidas adotadas por empresas brasileiras e multinacionais e que servirão de sustentação as teses do pensamento Estratégico em mercados cada vez mais dinâmicos e competitivos.

Resultados Esperados

    Sensibilização dos participantes quanto ao papel e importância do Planejamento Estratégico em uma empresa formada por equipes de alta performance.

    Entendimento de conceitos fundamentais de  Planejamento e de Ação Estratégica como ferramentas do cotidiano de cada um dos participantes ao invés da percepção meramente de instrumentos acadêmicos e teóricos.

    Desenvolvimento do conceito: "Pensamento Estratégico" necessário aos ajustes de postura e de ações em tempo real.


Palestrante

LUIZ ROBERTO CARNIER

    Considerado pela HSM Seminários como um dos mais notáveis palestrantes brasileiros sobre estratégias de negócios.

    Palestrante da EXPOMANAGEMENT o maior evento mundial de palestras.

    Suas apresentações já foram assistidas por mais de 30 mil executivos no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Canadá, "on the stage" e por video-conferência.  Palestrante da DTCom/RIC-Rede Interdependência de Comunicação/Rede Record de TV - no Paraná.

    Durante muitos anos atuou como executivo, diretor e membro do Conselho de Administração de importantes empresas nacionais e multinacionais no Brasil e nos Estados Unidos no setor de autopeças atuando no mercado OEM e Aftermarket no Brasil e nos Estados Unidos como do Grupo GTE, Rockwell, FNV – Fábrica Nacional de Vagões, dentre outras.

    Coordenador Acadêmico na FGV – Fundação Getúlio Vargas – São Paulo, onde é professor desde 1984 em cursos especiais como “Doing Business in Brazil” e no consagrado programa: Direção Estratégica de Marketing realizado somente 2 vezes ao ano e exclusivo para presidentes e diretores de grandes empresas.

    Sócio do NETVIEW Consulting Group responsável pela Divisão de Programas de Competitividade Estratégica Corporativa, possuindo 20 anos de vivência em Planejamento Estratégico, Marketing Industrial e de Serviços. Atualmente atende empresas como Bayer, Basf, Syngenta, Kraft Foods, Arvin Meritor, SKF, DELPHI, Mahle, dentre outras.

_____________________________


WWW.CARNIER.COM

"Pense e haja como uma empresa vencedora"