AVALIAÇÃO DE PROJETO

Definamos antes o que é uma avaliação.

Avaliar em finanças é calcular o preço justo de um ativo ou de um documento financeiro representando ativos que produzam renda.

Em inglês, a palavra chave é “Valuation”, e forma parte da matéria chamada Finanças Corporativas ou Empresariais.

Para evitar um mal entendido, quando utilizarmos a palavra “avaliar”, estaremos falando de identificar o preço justo ou preço intrínseco de uma empresa, de um projeto, ou a de uma modificação de um negócio.

Vejamos agora o que é avaliação aplicada a projetos.

Ao avaliar um projeto, ou seja, empresa que ainda não existe, estamos também calculando o Preço Justo Esperado que representa o valor ao qual pode-se vender esse projeto.

Anexamos a palavra “Esperado” porque para calcular seu preço, precisamos PROJETAR seu Fluxo de Caixa, que é o equivalente a apresentar o “poder de fogo” do projeto ou futura empresa.  Depois somar o Valor Presente deste fluxo, descontado a uma taxa justa obtendo o importante e pouco famoso Preço Justo Esperado.

Se o valor é maior que os investimentos necessários para construir a empresa, será o sinal verde para empreender o projeto.

Calcular esse Fluxo de Caixa é a parte mais difícil e mais importante da avaliação.

Leia na seção Artigos “Para que avaliar?”, “Não negocie sem antes avaliar”, “Valor real de uma empresa”, e “O que olhar no valor de um projeto”.

 

"Analise todos os projetos por Rentabilidade e Risco"
(Se vá investir na Bolsa de Valores, diversifique em ao menos 15 empresas)